A Versatilidade da Madeira Pl stica
Por Por Silvia Leandro | Fotos: Victor Lima
Durante a década de noventa, nos EUA, surgiram algumas tecnologias que visavam à utilização de plásticos reciclados em perfis substitutos à madeira natural, para a fabricação de deques e cercas. Esses materiais foram denominados madeira plástica reciclada (RPL), cuja sigla origina-se do inglês recycled plastic lumber. É um produto composto da matéria- prima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, resultado de alta tecnologia industrial a favor do meio ambiente.
No Brasil, a primeira a apostar nesta idéia foi a empresa Wisewood, pioneira na produção de madeira plástica, a qual foi planejada para ser utilizada em ambientes hostis à madeira natural. Um produto mais resistente para suportar as intempéries do tempo, como: incidência de luz solar, umidades, salinidade entre outros, por isso pode ser usado com segurança e tranquilidade em locais públicos que têm tráfego constante. A manutenção é feita apenas com água, quando muito, sabão.
O produto atende às normas de sustentabilidade e pode ser utilizado em diferentes situações, desde assoalho de caminhão proporcionando um enorme custo benefício, até na construção civil, podendo substituir inúmeros equipamentos. A tábua plástica é o carro chefe neste setor e serve para a produção, principalmente de móveis. Na arquitetura, vem ganhando espaço devido a sua grande versatilidade e durabilidade, além de oferecer beleza, rusticidade e aconchego aos projetos.
O benefício está em constituir produtos ecologicamente corretos, que durem e sejam imunes a pragas, não soltem farpas, não absorvam umidade, fáceis de limpar, resistentes à corrosão e com baixo custo de manutenção. Além disso, podem ser trabalhados com as mesmas ferramentas usadas na madeira natural: podem ser furadas, serradas, parafusadas e pregadas, ou fixadas com processos de colagem.
www.wisewood.com.br