A definição de planejamento
Planejar envolve definir os objetivos ou metas da organização, estabelecer uma estratégia genérica para atingir esta metas e desenvolver uma completa hierarquia de planos para integrar e coordenar as atividades.
Os fins do planejamento:
- o que deve ser feito
Os meios do planejamento:
- como deve ser feito
O planejamento formal ocorre quando os objetivos são colocados no papel e também são colocados a disposição dos membros da organização, no entanto, no informal nada é escrito, e há pouco ou nenhum compartilhamento de objetivos com outras pessoas dentro da organização.
Os propósitos do planejamento
Os administradores devem fazer planos (planejamento), pois eles indicam direções, reduzem o impacto das mudanças, minimizam desperdícios e redundâncias e estabelecem os padrões usados no controle, visto que, tanto administradores quanto não-administradores, serão guiados por estes planos. Quando os empregados sabem para onde a organização está indo e como eles devem contribuir para atingir o objetivo, eles podem coordenar suas atividades, cooperar uns com os outros e trabalhar em equipes. Sem o planejamento, os departamentos poderiam estar trabalhando como propósitos divergentes, impedindo a organização de se mover de forma eficaz na direção de seus objetivos.
Ao forçar os administradores a olhar para frente, prever mudanças, avaliar o seu impacto e desenvolver respostas adequadas, o planejamento reduz a incerteza. Ele também torna claras as conseqüências das ações que os administradores podem empreender em respostas às mudanças.
O planejamento reduz desperdício e estabelece padrões que são usados no controle.
No planejamento são desenvolvidos os objetivos. Na função controle, comparamos a performance atual com os objetivos, identificando quaisquer desvios significativos e tomamos as ações corretivas necessárias. Sem planejamento, não haveria como controlar.
Planejamento e performance
Numerosos estudos foram realizados para