caixilharias de aluminio
1. INTRODUÇÃO
Neste capítulo pretende-se fazer uma caracterização das caixilharias metálicas, com especial atenção para as de alumínio, por serem as mais correntemente usadas no nosso país.
Pretende-se descrever o processo de obtenção do alumínio e seus perfis, as principais características dos mesmos e a sua capacidade de resposta às exigências funcionais que se lhe impõe. Pretendem-se listar as principais disposições a cumprir na sua montagem e colocação em obra e as medidas a tomar para a sua limpeza e manutenção.
2. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DOS PERFIS DE ALUMÍNIO
2.1.
O Alumínio – Características
O Alumínio é um metal não ferroso abundante no planeta estando, a seguir ao ferro, entre os metais de maior consumo no mundo. Por ser um metal muito leve, dúctil e resistente, apresenta vantagens nas suas aplicações justificando a expectativa do aumento da sua produção devido à variedade de usos a que se presta e aos bons resultados da sua utilização.
As suas principais aplicações são nas áreas da indústria eléctrica, mecânica, metalúrgica e construção civil, entre outras.
O mineral de alumínio mais utilizado é a bauxite natural, que contém cerca de 50 a 60% de alumina que se encontra misturada com o óxido férrico e por vezes com a sílica. O alumínio obtém-se, assim, a partir da bauxite, após a fusão e por processo de electrólise.
As principais características do alumínio são:
- densidade no estado sólido 2.7 g/cm2;
- fraca resistência eléctrica;
- elevada condutibilidade térmica;
- elevado coeficiente de dilatação térmica (23.8x10-6mm/ºC);
- baixo módulo de elasticidade (69000 Mpa);
- temperatura de fusão = 658 ºC;
- reduzida massa volúmica;
- boa resistência à corrosão atmosférica;
- elevado poder reflector.
1
Para melhorar certas propriedades do alumínio, ele é misturado com outros metais criando ligas metálicas que fornecem amplas combinações de resistência mecânica, ductilidade,
condutividade