CAixilharia de aluminio
No ranking dos materiais, as esquadrias de alumínio representam cerca de 20% do volume total de caixilhos produzidos no país. “Isto se deve às características do metal: o alumínio é leve, estrutural, de baixa manutenção e longa vida útil. Permite a fabricação de esquadrias em todas as tipologias, com design atualizado, pode ser curvado e receber tratamento de superfície em ampla gama de cores e tons, em pintura eletrostática a pó ou anodização”, afirma Edson Fernandes, gerente nacional do PSQ - Programa Setorial da Qualidade de Esquadrias de Alumínio, sediado na AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio.
Segundo ele, os caixilhos recebem vidros simples, duplos insulados e laminados, mesmo os de espessuras maiores. “É, também, o produto que melhor aceita todos os componentes e elementos de vedação, como escovas de vedação, borrachas de EPDM e silicone. Quando bem projetadas, construídas e instaladas de acordo com as normas técnicas, as portas e janelas de alumínio apresentam elevado desempenho quanto à estanqueidade ao vento e à chuva, e a pressão de ventos”, acrescenta.
Especificação
O tratamento de superfície - pintura eletrostática a pó ou anodização - é feito por indústrias especializadas. O perfil de alumínio é tratado antes da fabricação da esquadria, sempre de acordo com as normas técnicas que, no caso da anodização é de, no mínimo, 11 microns para áreas urbanas e rurais, chegando a 23 microns para o litoral. A indústria de tratamento de superfície oferece uma tabela de cores (RAL) bastante ampla. A tendência em arquitetura são os tons pastéis, especialmente o branco.
“A limpeza do alumínio é simples, exigindo apenas água e sabão neutro – jamais devem se usados materiais abrasivos como esponja de aço ou de espuma de poliuretano. Para reavivar a cor e o brilho dos caixilhos pintados pode ser usada cera automotiva. Outro procedimento importante é jamais instalar a esquadria de