Psicologia
• Id: conjunto de energias psíquicas que determina os desejos do sujeito
• Ego: estrutura onde está todo conhecimento que o indivíduo possui de si e sobre o meio
• Superego: estrutura que se desenvolve a partir do conhecimento mora e valores do indivíduo. Representa a mora dentro do indivíduo.
Ao nascer, o indivíduo possui apenas o Id. Nas primeiras experiências, o bebê vai aprendendo e adquirindo conhecimento do mundo começando assim a estruturar seu ego. Enquanto o Id é uma estrutura inata, o ego e o superego são estruturas adquiridas. O ego está relacionado a fatos reais, concretos e é capaz de controlar, conter o desejo sem reprimi-lo. Já o superego está relacionado a fatos morais e pode recriminar o ego, no que é denominado auto-recriminação.
Ao se estruturarem, o ego e o superego recebem energias libidinais e agressivas, assim, todas as estruturas apresentam os dois tipos de energia.
Qualquer uma dessas três estruturas atuam nas três regiões do A.P., porém, o ego atua predominantemente no consciente e pré-consciente, o id predominantemente no inconsciente e o superego no consciente.
O princípio de funcionamento do Id é o PPP, que é um processo atemporal, ou seja, os sentimentos vivenciados são sentidos da mesma forma, não possui uma lógica racional e não há ordem dos acontecimentos. Dois mecanismos se destacam neste processo: a condensação e o deslocamento.
Já o princípio de funcionamento do ego é o PPS que é um processo temporal, possui uma lógica racional, os acontecimentos estão ordenados e é responsável por diversos mecanismos de defesa.
A partir destes dois processos, Freud definiu o Princípio do Prazer e o Princípio da Realidade.
Ads by Google
Mestrados & Doutorados Direito - Psicologia - Psicanálise Janeiro e Julho na USAL - Argentina www.imesmercosur.org.br Psicóloga Jacarepaguá -RJ Luciana T. Huche Psicóloga CRP42854 Consultório Freguesia tel:9727-7969