CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Editora Scipione, 1989
Luiz Carlos Cagliari é graduado em Letras Neolatinas pela PUC-Campinas e em Pedagogia e Filosofia pelo Instituto Salesiano de Pedagogia. É licenciado em pedagogia pela Universidade Mogi das Cruzes.Caliari é mestre em Linguística pela Unicamp, doutor na mesma área pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e pós-doutor pela Universidade de Londres e pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Linguística da Unesp Araraquara.
Sem perder de vista o papel fundamental que a escola desempenha na sociedade, Luiz Carlos Cagliari faz um estudo de questões linguísticas na alfabetização. A obra mostra a importância dos conhecimentos lingüísticos na interpretação e na busca de soluções para problemas técnicos relativos à fala, à escrita e à leitura infantis, enfatizando a relevância do conhecimento da natureza, da função e do uso da linguagem para um trabalho eficiente em sala de aula. O autor pretende despertar os educadores para a necessidade de conhecer e considerar na prática escolar os fatores envolvidos no processo de alfabetização.
Toda criança se apropria da linguagem desde o primeiro ano de idade; as crianças “normais” aprendem da mesma maneira, a não ser que possua algum problema biológico seríssimo, causado por patologias neurofisiológicas graves.
Algumas condições sociais e familiares influenciam nesse processo, se a criança não se alimenta bem e sente fome isso dificulta o seu desempenho para aprender.
Segundo Cagliari(1993) A criança, evidentemente, não entrou para o mundo da linguagem, da mesma forma que um adulto se inicia no aprendizado de uma língua estrangeira.
A linguagem é um fator social e sobrevive graças às convenções sociais que são admitidas para ela.
A família e a comunidade tem uma influencia nesse processo de alfabetização
Aos sete anos toda criança entra na escola e traz consigo uma bagagem