Língua portuguesa
As investigações interdisciplinares vêm evidenciando, mesmo na leitura do texto. escrito, não ser apenas o conhecimento da língua que conta, e sim todo um sistema de relações interpessoais e entre as várias áreas do conhecimento e da expressão do homem e de suas circunstâncias de vida. Enfim, dizem os pesquisadores da linguagem, em crescente convicção: aprendemos a ler lendo. ( Martins 1984)
Porém, ler, principalmente nos primeiros anos da escola, me parece uma atividade tão importante quanto à produção espontânea de textos, ou talvez ate mais importante. No mundo em que vivemos é mais importante ler do que escrever.
(CAGLIARI, 1992, p. 167-168)
Outras coisas são apreendidas através da leitura. [...] que é somente através da leitura que qualquer pessoa pode aprender a escrever. A única maneira possível de se aprender todas as convenções de ortografia, pontuação, letras maiúsculas e minúsculas, parágrafos e até mesmo gramática e estilo, é através da leitura. (SMITH. 1989, p.212) Sabe-se que o segredo da alfabetização é a leitura, e escrever é decorrência desse conhecimento, o Professor tem a necessidade de alfabetizar partindo do conhecimento que o aluno traz consigo e de