Cafeterias
CAFETERIA
LINS 2013
1. CAFETERIAS NO BRASIL Os Cafés, como os conhecemos hoje, têm sua origem nas cidades européias e foram trazidas para o Brasil pelos estudantes de universidades do Velho Mundo. Com o tempo, seguindo a mesma tendência européia, no Brasil, os Cafés viraram o ponto de encontro preferido dos universitários para discutir assuntos de ordem política ou literária.
2. CAFÉ E SAÚDE 3.1. Por que o café faz bem?
O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.
3. INDICADORES DE DESEMPENHO DA CAFEICULTURA BRASILEIRA Estes são os Indicadores de Desempenho da Cafeicultura Brasileira elaborados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE) e Departamento do Café (DCAF). | | (1) 2012 com base no 3º Levantamento de Safra da CONAB -