Cafeteria
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAFETERIA PARIS DOS TRÓPICOS: UM TOQUE AMAZÔNICO
COM REQUINTE EUROPEU
Acadêmicos: Ângelo Thiago Santos da Rocha, Gutto Fellipe Nascimento França, José Ilcleson Mendes coelho, Juliette Reis Caldeira Pedroza, Thayse Marreiros Silva.
Orientadora: Regina Queiroz
MANAUS
2013
CAFETERIA PARIS DOS TRÓPICOS: UM TOQUE AMAZÔNICO COM REQUINTE EUROPEU
ÂNGELO THIAGO SANTOS DA ROCHA
GUTTO FELLIPE NASCIMENTO FRANÇA
JOSE ILCLESON MENDES COELHO
JULIETTE REIS CALDEIRA PEDROZA
THAYZE MARREIROS SILVA
Projeto de Pesquisa da disciplina Comunicação e Expressão do Curso de Administração da Escola Superior de Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Amazonas.
MANAUS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO 3
3 JUSTIFICATIVA 4
4 OBJETIVOS 5
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
6 METODOLOGIA 6
7 CRONOGRAMA 8
8 RESULTADOS ESPERADOS 9
9 REFERÊNCIAS INICIAIS 11
1 INTRODUÇÃO
Foi em Meca que surgiram as primeiras cafeterias, conhecidas como Kaveh Kanes. Cidades como Meca, eram centros religiosos para reza e meditação e a religião muçulmana proibia o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica. Desta forma, os Kaveh Kanes se transformaram em casas onde era possível se passar à tarde conversando, ouvindo música e bebendo café. A bebida conquistou Constantinopla, Síria e demais regiões próximas. As cafeterias tornaram-se famosas no Oriente pelo seu luxo e suntuosidade e pelos encontros entre comerciantes, para a discussão de negócios ou reuniões de lazer.
O café conquistou definitivamente a Europa a partir de 1615, trazido dos países árabes por comerciantes italianos. O hábito de tomar o café, principalmente em Veneza, estava associado aos encontros sociais e à música que ocorriam nas alegres Botteghe Del Caffè. Em