Caderno de Tendencias Infantil
Esse crescimento está atrelado ao aumento do poder aquisitivo da classe C no país, um público que antes não dava tamanha importância à moda dos pequenos, e este cenário movimenta todo um nicho de mercado que antes parecia não existir: feiras de moda direcionadas exclusivamente às crianças são cada vez mais comuns e o assunto é recorrente em blogs de moda ou maternidade.
O setor de moda infantil se destaca, também, no comércio virtual, onde o consumo de itens de moda cresceu 50% desde janeiro de 2012, segundo dados da e.Bricks Digital e da M.Sense. Em 2013, a expectativa é que o e-commerce de moda infantil feche o ano com um crescimento de 38% e uma movimentação de aproximadamente R$ 640 milhões, um aumento significativo em relação ao mesmo período em 2012, ano em que a movimentação foi de R$ 462,3 milhões.
O progresso acelerado deste setor na internet dá ao novo empreendedor uma oportunidade confiável. Segundo Fransuha Murilo, diretor da Domani Kids, operação de varejo online dedicada exclusivamente ao mercado infantil, "o momento do mercado brasileiro é muito bom e estamos bastante otimistas, pois este nicho cresce de forma mais acelerada que o e-commerce brasileiro como um todo. Já crescemos mais de 170% nos últimos 6 meses". Crianças americanas de 6 e 12 anos preferem o tablet da Apple, o iPad, a marcas como Disney e Nickelodeon, que produzem filmes e desenhos animados, e empresas que fabricam guloseimas, como McDonald’s e M&M’s, revelou uma pesquisa feita pela consultoria americana Smarty Parts e reproduzida pelo site da revista Variety. “Elas estão usando o iPad cada vez mais para jogar, ver televisão e vídeos, ler livros, fazer a lição de casa e