Resenha do filme " O óleo de Lorenzo"
O filme é baseado na história do menino Lorenzo Odone, filho único do casal Micaela e Augusto Odone, que aproximadamente aos seis anos desenvolve uma doença degenerativa diagnosticada como Adrenoleucodistrofia (ALD). Lorenzo começa a demonstrar atitudes agressivas, um comportamento hiperativo no inicio da doença, então seus pais o levam a vários médicos e descobrem que a ALD é uma doença rara, incurável que causa degeneração no cérebro e pode matar em poucos anos.
São informados também que o é uma doença genética, o menino a herdou de sua mãe, pois mulheres são apenas portadoras, a ALD só se desenvolve no sexo masculino. Micaela ficou arrasada, pois acreditava ser a responsável pela situação do filho.
Então o casal procurou tratamento e medicamentos que pudessem retardar os efeitos da doença, porém se frustram ao perceber que as pesquisas relacionadas estavam paralisadas. Os pais resolvem não aceitar a condição do filho, que em pouco tempo começou a ter deficiência física, dificuldade para falar e foi perdendo gradativamente a visão e a audição, e embarcam numa jornada de estudos em busca da cura da doença.
Começaram com uma dieta indicada pelos médicos, porém perceberam que o menino só piorava, essa dieta buscava eliminar o consumo de ácidos graxos que de acordo com os médicos, esses ácidos “ajudavam” na degeneração do cérebro, os pais então perceberam que quando tiraram os ácidos graxos da alimentação o organismo do menino produzia-o sozinho, piorando a doença.
Depois de muito estudo, Augusto descobriu um óleo a base de oliva que reduzia as taxas de ácidos graxos, teve a ajuda de um dos médicos e resolveu testar em Lorenzo, assumindo total responsabilidade sobre os efeitos do óleo, o resultado foi gratificante, com o uso contínuo do óleo as taxas reduziram 50%, com essa descoberta, Augusto pôde ajudar não apenas a seu filho, mas a todas as crianças