Resenha do filme "oleo de lorenzo"
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
FERNANDA MACHADO GUIMARÃES
RESENHA DO FILME “ÓLEO DE LORENZO”
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
2013
O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; ZackO?malleyGreenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (129 min.), son., color.
O filme O Óleo de Lorenzo retrata uma história real, ocorrida a partir dos anos 80, tem como protagonista um menino chamado Lorenzo que, aos cinco anos de idadecomeça a apresentar problemas neurológicos, hiperatividade e falta de concentração, problemas estes identificados inicialmente na escola pelos professores. Ao perceberem a falta de comportamento do garotoresolvem comunicar aos pais, estes procuraram ajuda médica. Lorenzo, filho de Augusto e Michaela Odone, foi diagnosticado pelos médicos como portador de uma doença rara e degenerativa conhecida como Adrenoleucodistrofia (ADL), que atinge o cérebro e causa sua incurável deterioraçãolevando o paciente a morte em pouco tempo.
De início os pais do menino tendo como sua representação social a crença no modo biomédico de tratamento e cura seguem as recomendações do médico, o tratamento sugerido foi uma dieta rigorosa para o controle dos ácidos graxos, no entanto essa medida mostra-se ineficaz. O casal também procura ajuda em uma ONGde pais com filhos portadores de ALD, no entanto perceberam que os membros desta acabavam mais se preocupando, de certa forma, em aceitar a doença do que lutar por ela, e a partir daíAugusto, já ciente do diagnóstico, resolve procurar outros meios, pois o anterior já na supria mais as suas necessidades e demandas.
O casal inicia uma jornada de pesquisas e estudos, traçando o seu itinerário terapêutico – a busca pelo cuidado e tratamento que estabeleçam a cura em seu filho, permitindo que as representações sociais destes se