Técnico em radiologia
Todo e qualquer equipamento de tomografia computadorizada devera ser manipulado apenas por um profissional, um operador treinado nos princípios que envolvem este método de investigação, bem como da utilização apropriada e segura dos Raios-X.
TC – Por definição é um método de exame radiodiagnostico onde o paciente é submetido a um sistema composto por um computador, um tomografo e radiação X.
Partes de um Tomógrafo:
Gantry
Mesa
CPU (Central Power Unit)
Console
Monitor
Gantry – é a maior das partes de um TC. Dentro dele ficam o tubo de RX, os detectores e os DAS (sistema de aquisição de dados), que gira 360 graus em torno do paciente.
Mesa – pode ser colocada em diversas posições, dependendo do estudo a ser realizado. A parte da mesa onde o paciente é colocado chama-se berço e move-se para dentro e para foram do gantry, conforme o deslocamento permissível em cada sistema.
CPU – é um gerador capaz de produzir energia elétrica de alta voltagem, que é transformada em RX no tubo.
Console – é um conjunto de teclas alfanuméricas e teclas de comando que permitem ao operador controlar as funções do sistema.
Monitor – é um dispositivo onde as imagens adquiridas pelo sistema são expostas, capacitando ao operador analisá-la e trabalha-las.
Existem alguns acessórios que em geral são acoplados ao sistema:
MFC – câmara multiformado
Laser cam – câmara laser
Work Station
Para auxiliar a realização de exames:
Suporte de crânio
Suporte coronal
Extensor do berço
Faixas para contenção
Almofada para joelhos
Almofada para pescoço
Suporte para berços
Suporte para coletores
Kit infantil [pic] [pic]
PRINCIPIO DE FORMAÇAO DE IMAGEM
Um gerador de alta voltagem produz a alta energia que o tubo transforma em Raios-X. Essa radiação atravessa um determinado objeto sofrendo atenuações, a energia restante é recebida pelo detectores que a transformam em sinal elétrico.