Tecnico radiologia
Um técnico de radiologia formado pode operar os seguintes aparelhos:
●maquinas de radiologia convencional;
●radioterapia, de TAC (tomografia axial computadorizada);
●de ressonância magnética;
●de tomografia
●aparelhos moveis entre outros. É muito importante que o profissional se atualize constantemente através de cursos e treinamentos específicos.
1.1-Características gerais dos aparelhos
Todo equipamento de raios-x diagnósticos importado ou fabricado no País deve estar de acordo com os padrões nacionais, com os padrões internacionais que o Brasil tenha acordado, além dos requisitos estabelecidos. ●O equipamento de raios-x deve possuir:
a)Documentação fornecida pelo fabricante relativa às características técnicas, especificações de desempenho, instruções de operação, de manutenção e de proteção radiológica, com tradução para a língua portuguesa, quando se tratar de equipamento importado;
b)Certificação da blindagem do cabeçote quanto à radiação de fuga.
c)Componentes tais como gerador, tubo, cabeçote, mesa e sistema de colimação devem possuir identificação própria (marca, tipo, número de série), mediante etiqueta fixada em lugar visível, e documentação conforme item anterior.
d)A terminologia e os valores dos parâmetros de operação devem estar exibidos no painel de controle do equipamento em linguagem ou simbologia internacionalmente aceita, compreensível para o usuário.
e)Os parâmetros operacionais, tais como tensão do tubo, filtração inerente e adicional, posição do ponto focal, distância fonte-receptor de imagem, tamanho de campo (para equipamento distância fonte-receptor de imagem constante), tempo e corrente do tubo ou seu produto devem estar claramente indicados no equipamento.
f)A emissão de raios-x, enquanto durar a exposição radiográfica, deve ser indicada por um sinal sonoro e luminoso localizado no painel de controle do aparelho.
g)O botão disparador deve ser do tipo que permita interromper a