Reciclar é para todos
Problema: Em análise e observação no ambiente escolar, foi percebida que há necessidade de reciclar materiais ou “lixo” que pode ser reaproveitado separado e os alunos podem contribuir para que isto aconteça.
Justificativa: Devido á problemática apresentada no ambiente escolar faz-se necessário ressaltar á importância de cada vez cedo começarmos a cuidar do nosso planeta e no que isto irá refletir para com o futuro de cada um de nós.
Objetivos:
– Levar para á escola o projeto de implantar os cincos coletores de lixo: plástico; papel; resto de alimentos; metal e vidros. – Ensinar as crianças a separar o lixo que produzem em casa e na escola. – Criar uma nova postura cobre o lixo que não é lixo. – Frear á crescente poluição ambiental. – Considerar que as crianças já sabem o que é reciclar. – Levar os alunos a perceberem no que esta ação que vamos iniciar hoje refletira no amanhã. – Acompanhar durante a aplicação das atividades o empenho e dedicação dos alunos e da professora regente.
Fundamentação
A experiência de educação ambiental na está fundamentada nos princípios de gerenciamento ecológico,leva o aluno a participar da proposta pedagógica como sujeito,co-responsável com os demais para um trabalho coletivo e interdisciplinar na escola.
Metodologia
Realizaremos passeios no ambiente escolar e poderemos observar se há materiais que possam ser reciclados.
Neste passeio estarei enfatizando para os alunos que tudo pode ser reaproveitado e reciclado.
Destruindo á cultura do “lixo”, ou seja, rios, ruas e nos quintais abandonados.
Será um grande desafio, levar aos alunos um sentimento de darmos um destino adequado ao lixo que produzimos.
Também estarei trabalhando com as cores da reciclagem: amarelo (alumínio); vermelho (plástico); azul (papel); laranja ( resto de alimentos); verde ( vidros).
Aplicação
Já no inicio da aplicação do projeto pude perceber que os