Resenha do filme o oleo de lorenzo
RESENHA DO FILME O OLÉO DE LORENZO
Belém do São Francisco - PE
24 de agosto de 2014
JOÃO JAELSON CONCEIÇÃO BARBOSA
TIEGO DA SILVA LIMA
RESENHA DO FILME O OLÉO DE LORENZO
Resenha do filme “O Óleo de Lorenzo”, elaborado e apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de metodologia científica do curso de bacharel em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF, como pré-requisito para conclusão da disciplina.
Orientador: Prof. Esp. Marcos Vasconcelos
Belém do São Francisco
24 de agosto de 2014
RESUMO
MILLER, G.; ERIGHT, N. O ÓLEO DE LORENZO (Lorenzo’s Oil) [FILME-VÍDEO]. Produção de Georg Miller e Nick Eright, direção de Georg Miller. E.U.A, Universal Pictures, 1992. DVD, 129 mim. Longa-metragem, col.
O filme O óleo de Lorenzo nos remete ao ano de 1984, onde o garoto Lorenzo até os 06(seis) anos leva uma vida normal, porém crises de agressividade e hiperatividade são diagnosticadas. Sem qualquer explicação lógica para os eventos, seus pais Augusto e Michaela Odone, o levam ao médico para um diagnóstico preciso do que atinge o pequeno Lorenzo. Logo foi identificado que o mesmo era possuidor de uma doença rara chamada de adrenoleucodistrofia ou ALD, cujo principal mal causado a seu portador é a degeneração cerebral que por sua vez não tinha cura segundo os especialistas da época, trazendo com isso a morte de forma lenta e dolorosa ao portador, mas também causando sofrimento aos parentes que fazem parte do seu vínculo social, pois afeta a perca da mobilidade, visão, audição e fala, sem dúvida as principais funções de comunicação e interação social de qualquer indivíduo. Sabendo de uma dura realidade, que o tempo de vida de Lorenzo seria no máximo 24 meses, os Odones iniciam juntos aos especialistas da época uma dieta específica para combater a formação das cadeias longas dos ácidos graxos (C24 e C26),