resenha do filme Oleo de Lorenzo
Curso de Bacharelado em Direito – 1º período “A”
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIÊNTIFICA
RESENHA
BELÉM DO SÃO FRANCISCO – PE
AGOSTO/2014
Dupla: Fabiana Freire e Cynara Mycaella
Introdução a Metodologia Científica
RESENHA
Do filme “Óleo de Lorenzo”
Orientador: Profº Marcos Vasconcelos
Belém do São Francisco - PE
2014
Miller,George. O Óleo de Lorenzo. Drama de longa metragem, baseado em fatos reais. Estados Unidos. 1992
George Miller nasceu na Austrália no dia 3 de março de 1945 e é um produtor de filmes, diretor de cinema e roteirista. Sendo mais conhecido por seu trabalho no filme Mad Max, fez muitos projetos incluindo o filme Happy Feet premiado com o Oscar de melhor filme.
Óleo de Lorenzo é uma história de um garoto que aos anos é diagnóstico uma doença rara chamada de Adrenoleucodistrofia (ALD) que é geneticamente passada pela mãe e só desenvolve-se no sexo masculino.
É uma doença cuja às características são causados pelos ácidos graxos elevados causando degeneração progressiva do cérebro.
Como na época a doença ainda pouco se conhecia, sem tratamento específico, nenhum médico e ou cientistas saberiam com precisão sua patologia.
Diante desses fatos, os Srs. Odone começaram a pesquisar sobre a doença (LDA) para tentar entender e descobrir uma forma de terapia para ajudar seu filho que ligeiramente perdia suas sensibilidades físicas e mentais.
No decorrer do filme foram exibidos elementos que compõem uma pesquisa científica, problemas, hipóteses, objetivos, métodos, e tipos de pesquisa.
No momento em que os pais de Lorenzo descobrem o fator principal que contribuiu para a doença de seu filho, que por ter sido repassada pela genética da mãe, nota-se que ali tratava de uma pesquisa explicativa.
Quando os Srs. Odone resolvem pesquisar e estudar sobre as referências da ALD, já estavam utilizando a pesquisa