Caderno De Musicas
Este caderno1 é o resultado de muitos anos de trabalho. Nele estão classificadas mais de 670 músicas, selecionadas entre as mais conhecidas e cantadas nas reuniões de nossas igrejas. Todas as letras passaram por um processo de correção e adaptação à nova grafia da língua portuguesa; e, as cifras, passaram por revisões e atualizações, levando em conta as críticas feitas às edições anteriores.
Meu objetivo é louvar e glorificar o nome do Senhor Jesus através deste caderno.
Se algum dos autores ou titulares dos direitos autorais das músicas aqui inseridas sentirse prejudicado e desejar ver retirada do caderno a música de sua composição ou direito, sua manifestação será prontamente atendida. Muitos dos compositores autorizaram a divulgação de suas composições; outros, porém, não puderam ser encontrados. Não há a intenção de violar os direitos autorais.
Desde já, agradeço sua compreensão, desejando que você faça um bom uso do
Caderno de Músicas. No mais, “todo ser que respira louve ao Senhor” (Salmo 150).
DÉCIO RIBEIRO decio@ymail.com 1
Na Internet: http://decio.dr.googlepages.com/musicas
Impresso em 07/11/2009
Cânticos Cifrados
É necessário executar com precisão as cifras e usar sua criatividade nas substituições e ritmos. O uso de acordes e ritmos depende bastante do bom gosto do instrumentista. Aqui vão algumas “dicas” e observações importantes para quem toca por cifra. Leia-as atentamente, procurando assimilá-las bem.
Convenções
Acorde - é o conjunto de três ou mais sons ouvidos simultaneamente.
Cifra - é o processo usado para se dar nome aos acordes. As sete primeiras letras do nosso alfabeto representam as sete notas musicais.
Estas letras poderão ser, ou não, acompanhadas dos seguintes sinais: A Lá
B Si
(m) menor, (M) maior, (#) sustenido2, (b) bemol3, (o) diminuta, (/) baixo4; e C Dó ainda dos números 4,5,6,7,9,11 e 13 que serão utilizados em cada acorde e D Ré lidos como numerais ordinais (quarta, quinta