Os cadernos de cultura dos jornais Correio da Para ba e Jornal da Para ba
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012.2
PROFESSOR: RODRIGO EMANUEL DE FREITAS APOLINÁRIO
COMPONENTE CURRICULAR: T.E. EM COMUNICAÇÃO
ROBSON ELIAS DO NASCIMENTO
ANÁLISE DOS CADERNOS DE CULTURA DOS JORNAIS CORREIO DA PARAÍBA E JORNAL DA PARAÍBA
CAMPINA GRANDE-PB
2014
ROBSON ELIAS DO NASCIMENTO
ANÁLISE DOS CADERNOS DE CULTURA DOS JORNAIS CORREIO DA PARAÍBA E JORNAL DA PARAÍBA
Artigo científico produzido como requisito para obtenção de nota da disciplina de Tópicos Especiais em Comunicação do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo apresentado à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
Orientador: Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário
CAMPINA GRANDE-PB
2014
Introdução
A análise de conteúdo sempre foi motivo de pesquisa de vários teóricos, pois de acordo com o tema em questão a análise pode servir d norte para a sociedade em geral. Permear uma realidade oculta é a característica intrínseca ao conteúdo analisado, e, descobrir as entrelinhas ocultas ao material é o objetivo de tal análise. Construir uma opinião acerca de certo assunto e mostrar propriedades novas do tema para as pessoas comuns proporciona uma nova configuração ou entendimento do conteúdo.
A postura ou posicionamento dos indivíduos, frente ao contato com as notícias não é algo isento de influências. Segundo Campos-Tomas et.al.(2010 p.), apoiado nas ideias de Bakhtin, “cada ato de enunciação, composto por diversas vozes que se relacionam dialogicamente em um discurso, é construído a partir da consciência individual do falante, porém mantendo um contato permanente com pensamentos alheios”.
Cabe neste trabalho trazer uma compreensão dos cadernos culturais dos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba em busca da materialização da memória coletiva, que de certo modo tem sua auto compreensão, mas na perspectiva jornalística como estão dispostas tais congruências?