vidrarias de laboratório
1. Almofariz e Pistilo
O almofariz (também chamado gral ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes. A técnica consiste em segurar o pistilo pelo cabo e amassar, bater no corpo a ser triturado, amassado, pilado, pulverizado, contra o almofariz.
2. Agitador magnético
Tem como função agitar diversos tipos de soluções durante o processo produtivo. A agitação é fundamental na trituração, homogeneização, mistura de materiais e essencial à maioria das operações laboratoriais . O agitador magnético é composto por uma placa onde se coloca a solução a ser agitada e dentro desta coloca-se uma barra magnética que vai criar um campo magnético com a base do agitador e que garante deste modo uma agitação eficaz. A placa possui um botão que permite selecionar a intensidade da agitação pretendida. Este equipamento tem um ímã integrado ao motor que controla a velocidade da rotação, permitindo assim, uma rotação eficaz.
3. Balança Analítica
É ideal para análises que necessitam de alta precisão, pode pesar com precisão máxima de até 0,01 miligrama (dependendo do modelo). É fundamental em setores como indústrias alimentícia, farmacêutica, setor industrial, entre outros, pela sua precisão na hora da pesagem, ela apresenta o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro, pois leves ou até imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura. Devido a necessidade de extrema precisão das medidas efetuadas, estas devem ter salas específicas para sua manipulação, com condições ambientais controladas (temperatura, umidade).
4. Balança semi-analítica
Se destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais. É basicamente o grau de precisão e a confiabilidade, maior no caso das balanças analíticas, por isso as semi-analíticas são mais utilizadas em