Estatistica
ANA KELE MACEDO
MARA VIVIANE
MARIA CLARA DANTAS
TÁSSIA MOURA
PESQUISA
AMOSTRAS/TESTE DE HIPOTESE
Teresina(PI)
2013
FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO DE PSICOLOGIA
ANA KELE MACEDO
MARA VIVIANE
MARIA CLARA DANTAS
TÁSSIA MOURA
PESQUISAS
AMOSTRAGEM/TESTE DE HIPOTESE
Trabalho em ambiente virtual, apresentado ao Curso de Psicologia, como requisito parcial para obtenção de nota, na disciplina de Estatística.
PROFESSOR ORIENTADOR:
Ms. Gilberto de Araújo Costa
Teresina(PI)
2013
AMOSTRAGEM
É todo o processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto. Da análise dessa parte pretende obterem-se informações para todo o conjunto.
Pode ser classificada em:
I. Amostragem probabilística: refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de seleção aleatória dos seus membros. Para se ter um método de seleção aleatória, é necessário definir um procedimento que garanta que as diferentes unidades da população têm probabilidades iguais de serem escolhidas. Neste caso, subdivide-se em:
a Aleatória simples
Em que todas as unidades amostrais têm probabilidades iguais e positivas de serem selecionadas.
Exemplo: a escolha de uma bolinha num jogo de bingo não viciado (honesto). Cada bolinha tem a mesma chance de ser sorteada = 1 / qtd. de bolinhas.
b Aleatória estratificada
É um processo de amostragem usado quando nos deparamos com populações heterogêneas, no qual se podem distinguir subgrupos mais ou menos homogêneos, denominados estratos.
Exemplo: se considerarmos a variável SEXO (com dois níveis: 1 = masculino; 2 = feminino) e a variável ÁREA DE RESIDÊNCIA (com sete níveis: 1 = Santa Clara, 2= Santo António dos Olivais, 3= Santa Cruz, 4= São Martinho do Bispo, 5= Sé Nova, 6= Eiras e 7= São Bartolomeu), dividimos a