Vidrarias de Laboratório
Vidrarias de laboratório
Corumbá/MS
2014
Sumário
Vidrarias de laboratório: 3
Balão de Destilação 3
Balão De Fundo Chato 3
Balão de Fundo Redondo 4
Balão Volumétrico 4
Bastão de Vidro 4
Béquer 5
Bureta 5
Condensador 5
Conta Gotas 6
Dessecador 6
Erlenmeyer 6
Funil Haste Longa 7
Funil de Separação 7
Kitassato 7
Pipeta Graduada 8
Pipeta Pasteur 8
Pipeta Volumétrica 8
Placa de Petri 9
Proveta Graduada 9
Termômetro 9
Trompa de Vácuo 10
Tubo de Ensaio 10
Vidro de Relógio 10
Vidrarias de laboratório:
São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
Segue abaixo as vidrarias e para o que serve:
Balão de Destilação
É utilizado em destilações simples ou fracionado; o braço do balão é então ligado ao condensador.
Balão De Fundo Chato
Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé e a manta aquecedora.
Balão de Fundo Redondo
Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador. Utilizado também em reações com desprendimentos gasosos.
Balão Volumétrico
Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório. É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.
Bastão de Vidro
Serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.
Béquer
É