Vidrarias de laboratórios
Diretoria de saúde Curso: Farmácia e Bioquímica Campus: Memorial da America Latina
Aula Pratica 1 Identificação e Manuseio de vidrarias de laboratório
Disciplina: Fundamentos de Farmácia Aluno: Jullya Alves de Mello RA: 913.114.131 Turma: 1ºB São Paulo, 2013
Vidrarias e equipamentos de manuseio químico Aula Pratica 1: Identificação e Manuseio de vidrarias de laboratório
Introdução:
A química por ser uma ciência experimental ocupa-se em transformações de substancias, composição e relação entre estrutura e reatividade. Seus princípios fundamentais se apoiam em fatos experimentais, o estudante deve dedicar-se a aprender métodos de execução de trabalho experimental, sendo assim é fundamental que possua noções de manuseio de vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório. Seja de química quanto de física e biologia, fazem uso de inúmeros instrumentos, grande parte deles de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância ali contida. Entretanto, devem ser tratadas com o maior cuidado possível. Os materiais de metal podem servir de manuseio ou suporte das vidrarias, existem também materiais de porcelana, borracha ou plástico e aqueles que são fontes de aquecimento.
Para a execução seja qual for a tarefa em um laboratório de química geralmente envolve uma variedade de equipamentos que, devem ser manipulados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. O objetivo e as condições em que o experimento será executado é o que irá determinar qual aparelho deve ser usado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
Objetivo:
Identificar e manusear corretamente as vidrarias de laboratório.
Materiais:
Estante para tubos de ensaio e tubos de ensaio: os tubos de ensaio são empregados para fazer reações em pequena escala, principalmente na realização de