Vidrarias de laboratorio
OBJETIVOS: Esta aula proporciona ao aluno conhecimentos básicos sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas. INTRODUÇÃO: A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental. RESULTADOS E DISCUSSÕES: As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento, aqui vamos apresentar os que foram estudados nessa aula.
A pipeta volumétrica é um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido. São usadas, por exemplo, em diversos exames médicos e no estudo da biologia molecular. Com esse modelo é possível transportar apenas uma determinada quantidade de volume.
A pipeta graduada é um material de laboratório que possui graduações ao longo de seu corpo, possibilitando a sucção de variadas quantidades de líquido.
Pipeta Pasteur é uma pipeta bastante simples, não possuem abertura superior, apenas a inferior para entrada de liquido. Possuem na ponta um “balão” que quando pressionado expele o ar para fora. Daí mergulha-se a ponta no liquido e em seguida soltando o