Pallet
Surgiram na Segunda Guerra Mundial e desde então fazem parte da evolução da logística.
Os registros mais antigos indicam possibilidade de a paletização ter surgido nos Estados Unidos, em 1925, e mais ou menos nesse período também na Europa. O que é certo, porém, por meio de documentação, é que como unidade de distribuição intermodal o palete de madeira surgiu na Segunda Guerra Mundial.
Registros oficiais dão conta de que a United States Air Force (USAF), a força aérea norte-americana, utilizou parque de 6 mil empilhadeiras e 6 milhões de paletes de madeira, e nessa operação de guerra está o surgimento desse equipamento em sua função logística plena, que é a de ser unidade de distribuição intermodal.
Em função de sua extraordinária importância na logística, o palete de madeira é equipamento que vem requerendo fabricantes com tecnologia de ponta, empresas que disponham de máquinas capazes de conferir rapidez e eficiência na fabricação, além de confeccionar paletes com dimensões milimetricamente corretas, pois as linhas automatizadas das indústrias exigem medidas exatas dos paletes, sob risco de travamento do sistema.
Sua importância fluxo logístico.
Um dos itens mais importantes da logística, utilizado na armazenagem e transporte é o pallet é uma plataforma com medidas específicas e feito utilizando, em maior parte, a madeira como matéria-prima. Hoje, com a preocupação ambiental, vemos pallets feitos de plástico e até de metal, para evitar o corte de árvores, mesmo que de reflorestamento. Muitos pallets são reutilizáveis, o que proporciona um ciclo de vida maior e mais sustetável.
O pallet pode ser utilizado para a unitização de diversos tipos de produtos e facilita o transporte, manuseio e armazenagem deste produtos e reduz o tempo destas operações. Mas é necessário que a empresa tenha estrutura e equipamento necessário para manusear os pallets. Para a movimentação do pallet é necessário o uso de empilhadeiras e transpaleterias (manuais