fonética
O estudo da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório é chamado de Fonética. A fonética apresenta os métodos à descrição, classificação e transcrição referente dos sons da fala, principalmente aqueles utilizados na linguagem humana.
As áreas de interesse desse estudo são:
Fonética Articulatória= entende o estudo da produção da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório.
Fonética Auditiva= entende o estudo da percepção da fala.
Fonética Acústica= é responsável pelo estudo das propriedades físicas dos sons da fala.
Fonética Instrumental= é responsável pelo estudo das propriedades físicas da fala. Considerando a ajuda de instrumento laboratorial. È a fonética experimental.
A fonética estuda os sons como entidades físicas articulatórias isoladas. A fonética se preocupa em descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades articulatórias, acústicas e perceptivas, que se liga a diferenças de significação, estabelecimento como se relacionam entre si os elementos de diferenciação, e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases.
Sendo assim, a fonética considerar os sons independentes de suas oposições , que são aquelas cuja presença ou ausência importa em mudanças de significação e de combinações sintagmáticas. A unidade da fonética é o som da fala ou o fone.
O Aparelho Fonador
O aparelho fonador é caracterizado por esses três sistemas:
Sistema articulatório: são as estruturas que estão na parte superior da glote (faringe, língua, dentes e os Lábios).
Sistema Fonatório: é o sistema produzido pela Laringe.
Sistema Respiratório: esta localizada na parte inferior á glote é constituído de pulmões, músculos pulmonares, tubos brônquios e da traqueia.
Esses três sistemas que formam o aparelho fonador são responsável fisiologicamente pela produção dos sons da fala.