Cadeia de Valor
1) O que é valor para o cliente?
Resposta:
Os compradores também possuem cadeias de valores, e o produto de uma empresa representa um insumo comprado para a cadeia do comprador. A criação de valor para o comprador tem origem na diferenciação que uma empresa oferece. A diferenciação de uma empresa está na forma como sua cadeia de valores está relacionada à cadeia de seu comprador.
Portanto a diferenciação deriva-se fundamentalmente da criação de valor para o comprador através do impacto de uma empresa sobre a cadeia de valores do comprador. O valor é criado quando uma empresa cria vantagem competitiva para seu comprador, reduz o custo de seu comprador ou eleva-lhe o desempenho.
2) Qual o objetivo da Cadeia de Valor e como esta ferramenta deve ser trabalhada nas organizações?
Resposta:
A cadeia de valor é um instrumento básico para diagnosticar a vantagem competitiva e descobrir maneiras de criá-la e sustentá-la. A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando-se a empresa como um todo. Ela tem sua origem nas atividades distintas que a empresa executa seja no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte do produto.
Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores. Ela oferece uma forma sistemática de dividir uma empresa em suas atividades distintas, podendo, assim, ser utilizada para examinar como são executadas as atividades e como elas interagem. Assim, cada atividade pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa e revelar fontes potencias de diferenciação.
Uma empresa ganha vantagem competitiva, executando estas atividades estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor do que a concorrência.
3) Como identificar as atividades que geram valor para as organizações?
Resposta:
A cadeia de valor elenca os conjuntos de atividades realizadas para a geração de valor para os beneficiários, possibilitando a percepção de