Embriologia - 4 a 8 semana
4ª a 8ª semana do desenvolvimento humano, também conhecida como período da organogênese.
É um período de fundamental importância para o embrião, pois a maior parte do desenvolvimento embrionário, no que se refere ao surgimento de órgãos, se refere a esse período.
O período da organogênese vai da 4ª a 8ª semana, onde no final desse período todos os principais órgãos e sistemas começarão a se desenvolver. Não estarão em pleno funcionamento (somente o sistema cardiovascular), pois ainda não amadureceu, só começarão a se desenvolver os órgãos e sistemas e fazerem suas funções mínimas.
A medida que há o surgimento dos órgãos, a forma do embrião muda. Ao final da 8ª semana já possui um aspecto humano. A grande alteração morfológica do embrião acontece até a 8ª semana.
O período da organogênese é dividido em 3 fases.
1) Crescimento: divisão celular e formação de produtos celulares. Ou seja, na fecundação 23 cromossomos da mãe com 23 cromossomos da mãe formaram um indivíduo unicelular, para dar origem a um indivíduo que tem inúmeras células quando adulto tem que haver uma divisão celular (multiplicação celular).
2) Morfogênese: Surgimento da forma. Para isso tem que haver os movimentos celulares em massa, que permitem interação das células durante a formação dos tecidos. Ou seja, um conjunto de células, forma um tecido.
3) Diferenciação: maturação dos processos fisiológicos que resultam na formação dos tecidos e órgãos capazes de desempenhar funções especializadas. Ou seja, o conjunto de células que se agruparam, começam a sofrer um processo biológico de diferenciação, para ficarem especializadas a desempenharem uma determinada função, num curto espaço de tempo, e melhor qualidade possível.
Pelo fato de todos os tecidos e órgãos se formarem durante a 4ª a 8ª semana, a exposição dos embriões a fatores ou substâncias teratógenas (substâncias que alteram a formação do embrião), durante esse