Relatorio microbiologia leveduras fungos e bacterias
A microbiologia nos fornece subsídios para o reconhecimento das vastas fontes primárias de microrganismos que oferecem risco de contaminação aos alimentos, plantas e seres humanos. Segundo JAY(2005), as bactérias, os mofos, as leveduras e os protozoários sintetizam uma gama potencial de contaminação microbiológica, apta a interferir na manipulação desses, trazendo severos riscos à saúde humana.
OBJETIVO
Fazer a observação das diferentes estruturas de fungos e leveduras
METODOLOGIA
Nesta aula prática foram utilizados os seguintes materiais:
FUNGOS E LEVEDURAS
- 2 Pipetas de Paster;
- 2 Laminas;
- 2 Lamínulas;
- 2 Alças de platina;
- 2 gotas de corante azul de metileno;
- 50 ml água destilada;
- 1 lamparina;
- Placa de fungo;
- Levedura.
PROCEDIMENTOS
Montagem da lâmina de leveduras:
Em um béquer havia uma solução pronta como alimento para leveduras (fermento, agua, açúcar) que estava na estufa com uma temperatura de 30º C. Com o auxilio de uma pipeta de Paster preparamos a lâmina para observação em microscópio, com duas gotas da solução pronta, já com leveduras. Logo em seguida observamos as células e os brotamentos.
Lâmina de leveduras:
Montagem da lâmina de fungos:
Dissolvemos duas gotas de corante azul em 50 ml de água, colocamos duas gotas da solução dissolvida em uma lâmina. Com o auxilio da lamparina, flambamos a alça de platina e coletamos o fungo, após, colocamos o fungo sob a lâmina com o corante diluído na água e selamos com a lamínula. Em seguida, observamos no microscópio os filamentos e esporos do fungo.
Lâmina com fungos antigos Lâmina com fungos recentes
Conclusão
Na lâmina de leveduras conseguimos observar perfeitamente seus brotamentos.
Já na lamina de fungos, não obtivemos muito êxito, pois a placa de fungos que nos foi disponibilizada primeiramente já estava um pouco antiga. No entanto, a professora nos disponibilizou uma nova lâmina com novos