TRABALHO FINAL
O sol possui a temperatura de aproximadamente de 6000ºC. a distancia que ele esta situado da e terra e aproximadamente de 50 milhões km de distancia a nos. Essa distancia toda faz que com um feixe de luz demore 8 mim para sair do sol e chegar a terra.
Esse mesmo feixe de luz nos fornece radiação e calor de forma gratuita e não poluente, podendo ser uma matriz energética futura.
ENERGIA NO BRASIL
O cenário atual mostra-se um consumo crescente de energia, segundo o Ministério de Minas e Energia ( MME), no ano de 2030 o consumo ficaria entre 1000TW/h ano.
Se usarmos 80% dos recursos hídricos, ainda não será suficiente para atender essa demanda. Com isso a energia solar e uma boa opção para completar a produção, visando o cenário de 2030.
SMART GRID
O termo smart grid significa “redes inteligentes”. O que consiste em estudos estratégicos no qual promove melhoras em um processo. Isso é de interesse de diversas partes como: concessionárias de energia elétricas, os consumidores, o poder publico, os fornecedores, as instituições de pesquisas.
O smart grid é sim o futuro da distribuição. A aplicação em larga escala deve permitir a evolução nos processos e operação manutenção e comercialização de energia. Alem de promover solução prática para atender a crescente demanda de energia.
Entre as diversas idéias e aplicação do smart grid, como carros elétricos, substituição de equipamentos analógicos por digitais, temos a geração distribuída foto voltaica como referencia.
GERAÇÃO DISTIBUIDA SOLAR
Sabendo do robusto crescimento de energia elétrica do país na última década, a necessidade de altos custos de investimento no setor de geração e transmissão para atender esta demanda. A crise nos reservatórios das hidrelétricas e o maior uso de termoelétricas que utilizam combustível fóssi causam um alto custo das tarifas de eletricidade de todo país que agregado com uso prolongado dessas térmicas e pelas perdas técnicas e comerciais na transmissão e distribuição,