Cadeia de valor
Prof. Márcia Valéria Gonçalves
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE VALOR
COMPONENTES
Adilson Corteletti Alessandro Cristiane Loureiro Humberto Jefferson Magdiel Patrícia Almeida Vitor
CONCEITO
“A Cadeia de valores é um modelo desenvolvido por Michael E. Porter que representa o conjunto das atividades desenvolvidas por uma empresa que agregam valor aos produtos ou serviços que a organização vende para os clientes e que vão desde a investigação e desenvolvimento ao serviço pós-venda.”
CONCEITO
“A Cadeia de valores designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado.”
Elementos que formam a Cadeia de Valor
Atividades Primárias: É possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. Atividades Secundárias: Como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas e são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infra-estrutura.
Elementos que formam a Cadeia de Valor
Implantação da Cadeia de Valor
Uma vez que uma empresa esteja motivada a mudar para um modelo de cadeia de valor, ela deverá começar entendendo mais detalhadamente a demanda dos clientes. Um aspecto importante da preparação interna é a auto-avaliação que recai, aproximadamente, no meio de uma escala de cinco fases.
Implantação da Cadeia de Valor
Nas fases 1 e 2 as empresas estão funcionalmente baseadas ou apenas começando a se integrar em torno do conceito dos processos. Na fase 3 as companhias se encontram totalmente