Cadeia de suprimentos
De acordo com Chopra e Meindl (2004), uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos , direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimentos não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadora, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada organização, como por exemplo, de uma fábrica, a cadeia de suprimentos inclui todas as funções envolvida no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente, entre outras. A atual gestão logística de cadeia de suprimentos, quando completa, foca as relações interorganizacionais, um tema pouco explorado e muito importante.
O termo Cadeia de Suprimentos representa o deslocamento dos produtos ou serviços e seus insumos ao longo da seguinte cadeia: fornecedores, fabricante, distribuidores, lojistas e clientes, conjuntamente estão o fluxo de informações, monetário e de produto em ambos os sentidos dessa cadeia (CHOPRA, et al., 2011). O objetivo da cadeia de suprimento é maximixar o valor global gerado (Chopra e Meindl, 2004). O valor gerado por uma cadeia de suprimentos é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado por ela para atender ao seu pedido. Para a maioria das cadeias comerciais, o valor estará fortemente ligado à sua lucratividade, que é a diferença entre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimento.(CHOPRA E MEINDL, 2004).
A cadeia de suprimentos compete com a cadeia de outra organização e o sucesso deste processo depende somente da administração das empresas envolvidas que devem ter por