Cadeia de suprimentos
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS:
A gestão de fluxos de materiais
É comum a confusão dos termos de logística e cadeia de suprimentos, para entender melhor Pires (p. 41, 2010) define o que é logística:
Logística é a parte dos processos da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.
Já Cadeia de Suprimento abrange um conjunto maior de processos e funções que a logística e pode ser definido de acordo com Novaes (2007, p. 38), como:
O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pelas fábricas dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor através do varejista constitui a cadeia de suprimentos.
A Cadeia de Suprimentos foi criada para alinhar o transporte, o armazenamento e as linhas de produção, fazendo com que todas as etapas aconteçam de maneira harmoniosa. Uma etapa importante desse processo é o Fluxo de Materiais, que consiste na sequência desde a aquisição de matéria prima, passa pela transformação na fábrica, utilizando-se do transporte entre as etapas da cadeia produtiva, toda atividade de recebimento, expedição e armazenamento, até a entrega do produto ao cliente. Abaixo segue uma ilustração do processo citado.
Fonte: Autores da Pesquisa, 2014
Fluxo de material é definido como “a parte da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo eficiente e armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem para ponto de consumo, a fim de atender às exigências dos clientes.
Na Cadeia de Suprimentos existem dois sentidos do fluxo de materiais, o sentido do cliente final (Fluxo Principal) que começa na aquisição da matéria prima, passa por todo processo de transformação