cadeia de suprimentos
Exemplo pesquisado: DELL computadores
A empresa surgiu em 1984 com um capital inicial de US$ 1000,00 e uma ideia sem precedente na área de computadores pessoais: eliminar intermediários que agregassem pouco valor para os produtos e vender sob medida para os clientes comercializando diretamente com os usuários finais. Nesse sentido, a empresa contribui em uma série de inovações não somente em termos de produto, mas principalmente de estratégias e na configuração de gestão de sua cadeia de suprimentos. Para Fleury (2002), a cadeia de suprimentos Dell é certamente uma das cadeias que mais avançou no conceito de SCM, ao estabelecer um esquema de distribuição direta, oferecendo customização em massa e um grau tão avançado de parceria nas terceirizações que pode ser chamado de integração virtual em parceria com a Unysis , empresa de serviços de TI, que gerencia sua estrutura.
O funcionamento da cadeia localizada no Brasil se dá da seguinte maneira. O cliente quando toma a decisão de compra do produto e ao confirmá-la, aciona toda a cadeia de suprimentos, via internet ou call center. O pedido aciona aos fornecedores que em um breve lapso de tempo, entrega o Kit de componentes, aplicando a estratégia de just in time, enviando o fornecimento para a fábrica, procedente de importações e da zona franca de Manaus.
Entrando o Kit de componentes na linha de produção, uma equipe formada por três colaboradores especializados, fica encarregada de montar o produto solicitado. Ao começar a montagem, se abre um histórico de acompanhamento de vida útil do produto que servirá até a etapa do pós consumo.
Quando o produto já está montado vai para formatação dos softwares e, posteriormente para o laboratório de qualidade, onde se testa por 48 horas e assim, se procede a realizar todos os ajustes e correções necessárias em função da qualidade. Terminado os testes e aprovado, o produto é embalado conjuntamente com os acessórios