cadeia de suprimentos
Considerando o mercado atual cada vez mais globalizado, os grandes players nos diferentes segmentos estão, cada vez mais, ofertando produtos semelhantes. Mesmo assim, os clientes têm as suas preferências, o que leva a uma pergunta simples: como eles decidem? A resposta é complexa, porque se baseia em três grupos de variáveis: a) mercadológicas; b) psicológicas, também denominadas comportamentais e c) logísticas. Se os dois primeiros grupos envolvem variáveis razoavelmente dominadas pelos players do mercado, o terceiro, pelo significativo número de variáveis que envolve, tem sido objeto de muitos estudos pelos especialistas. Aí é que surge a importância da gestão da cadeia de suprimentos.
Atualmente, existe uma infinidade de técnicas e ferramentas para a boa gestão da cadeia de suprimentos. Todas elas buscam criar vantagem competitiva no mercado, tais como: a) maior valor adicionado ao produto pelo serviço ao cliente; b) maior produtividade à empresa pela redução de custo ou otimização do uso dos recursos.
Os fabricantes de embalagem devem analisar criteriosamente todas as etapas da cadeia produtiva e procurar identificar e explorar TODAS as oportunidades de melhoria. A correta gestão da cadeia de suprimentos permite escolher entre: a) fabricar grandes lotes (e estocar mais) ou lotes menores (com maior custo de set up ); b) instalar unidades in house (com maior investimento) ou estruturar um bom sistema de transporte; c) gerenciar o fluxo físico ou o fluxo de caixa.
Em próximo artigo, o autor pretende contribuir para que o leitor elucide essas dúvidas. Neste, deixa, como mensagem para a indústria de embalagem, que a correta gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para se obter uma real vantagem competitiva.