cadeia de suprimentos
Neste artigo é discutida a participação da logística no desempenho geral da empresa, sendo apresentados alguns resultados obtidos através de sua gestão. O estudo foi realizado numa indústria manufatureira com atuação global, que precisou reorganizar-se internamente para manter sua posição de líder no segmento de mercado em que atua.
E que um bom sistema informatizado na gestão de material ajuda a empresa realizar políticas mais eficientes na compra, no armazenamento e na distribuição.
Muito se fala a respeito da logística, provisão dos recursos necessários á execução de qualquer atividade, como sendo atualmente a responsável pelo sucesso e insucesso das organizações. O que se pode perceber no mercado é que muito pouco se sabe sobre a logística, e como definir esta etapa de trabalho nas organizações. A partir do momento que as organizações começaram a perceber a necessidade de integrar seus processos internos para garantir melhor nível de serviço ao cliente e se manterem competitivas, o foco de atuação da logística deixou de ser somente a distribuição dos produtos e passou a incorporar também outros processos internos.
A logística é vista como uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência organizacional através da redução dos custos operacionais, agilizando os processos em toda a cadeia de abastecimento.
A logística, para ser bem executada, deve responder a algumas questões básicas como planejamento, treinamento,