Cadeia de Suprimentos
Cadeia de Suprimentos
O objetivo cadeia de suprimento é atender aos requisitos dos consumidores finais, ao fornecer produtos e serviços. Isso inclui as definições de compras, gestão da distribuição física, logística, gestão de materiais e a gestão da própria cadeia de suprimentos. As organizações almejam que a cadeia de suprimento alcance níveis adequados de desempenho dos cinco objetivos de desempenho da operação: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Fluxo de Materiais da Cadeia de Suprimentos:
Uma das maneiras de obter um bom desempenho da cadeia de suprimentos é controlando o fluxo de matérias. O fluxo de materiais começa desde a atividade de compras, passa pela produção e chega até os clientes.
Planejamento e Controle da Cadeia de Suprimentos:
A gestão da cadeia de suprimento é a gestão da conexão das empresas que se relacionam por meio de ligações entre os diferentes processos, que produzem valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final.
Esse processo envolve a gestão de compras e suprimentos, gestão da distribuição, logística, gestão de materiais e a gestão da cadeia de suprimentos.
Compras e desenvolvimento de fornecedores
O setor de compras tem a função de estabelecer contratos com os fornecedores para adquirir materiais para serem utilizados na produção e/ou apoio. O objetivo é conseguir um preço, entrega, qualidade, quantidade e fonte corretos, de acordo com o que a organização procura.
Gestão da distribuição física
A gestão da distribuição física envolve o transporte físico de bens desde a empresa de manufatura até o cliente. Podem ser utilizados sistemas de estoque de múltiplos estágios, armazéns com o objetivo de simplificar rotas e comunicações e várias rotas de transportes, como rodoviário, ferroviário, aéreo e hidroviário.
Logística
A logística teve origem na segunda guerra mundial e estava relacionada com a movimentação das tropas. O objetivo é ter o material correto, para as