Análise Desenvolvimento Sistemas
Artigo: O que é o COBIT e onde usar?
Hoje resolvi desvendar o Cobit, muitas pessoas tem falado que o Cobit é a Governança de TI e vice-versa, mas não é bem por aí que a coisa funciona. O Cobit auxilia a empresa a ter uma Governança de TI mais controlada, fica em um nível superior acima do Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL) e da própria norma de Serviços de TI que é a ISO 20000, vamos descomplicar: Cobit significa (Control Objectives for Information and Related Technology) é focado no negócio, orientado a processos, baseado em controles e direcionado a métricas.
O Cobit é um framework de Governança de TI, serve de referência não é uma solução pronta, precisa adaptá-lo ao negócio para atender as necessidades e alinhar TI ao negócio, podemos utilizar os controles necessários e não todos, por exemplo, teve empresas que eu utilizei apenas 2 controles, onde impactava mais os processos e a Diretoria gostaria de ter um maior controle sobre determinadas atividades de TI.
Existem empresas que vendem curso de Cobit sendo um curso de Governança de TI e isto não está certo, o Cobit ajuda a controlar o ambiente, mas não é o único neste processo, hoje existem norma de Governança de TI a ISO/IEC 38500 e um conjunto de práticas para um Gerenciamento de Serviços de TI, outro exemplo é o pessoal da ISSO É Tecnologia (www.issoe.com.br) que está desenvolvendo um curso de Cobit e outro apenas para Governança de TI, o Cobit é um componente importante mas ele trabalha acima do Gerenciamento do Serviço de TI, se este gerenciamento não funcionar não temos como controlar e vamos estipular métricas, controles e nada disso vai adiantar. Falando um pouco sobre estrutura, o Cobit possui 4 domínios (Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte, Monitoração e Avaliação) e dentro desses 4 domínios temos 34 processos. O Cobit está na versão 4.1, é mantido e atualizado constantemente pela ISACA (www.isaca.org), que hoje é um órgão de referência mundial