Cadeia de suprimentos
Todo administrador de uma pequena fábrica ou empresa que fabrica produtos ou serviços possui alguns fornecedores, que com um simples telefonema ou e-mail você conseguirá coordenar os pedidos e entrega destes fornecedores.
Quando falamos de empresa global de grande porte você terá centenas de fornecedores e cada um deles terá os seus próprios fornecedores. Muita das vezes o administrador precisará coordenar as atividades de centenas ou milhares de outros fornecedores e empresa a fim de produzir seus produtos e serviços.
As empresas usam o sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos para trocar informações com todos os seus possíveis fornecedores sobre a disponibilidade de matérias prima e componentes, prazos de entrega de suprimentos e requisito para produção. As empresas também utilizam esse sistema para troca de informações com os distribuidores e expedidores a respeito de níveis de estoque andamento dos pedidos e prazo de entrega.
2- A cadeia de suprimentos
Cadeia de suprimentos e uma rede de organização e processos de negócios para selecionar matéria primas e transformá-las em produtos intermediários e produtos acabados e distribuir os produtos acabados aos clientes e distribuidores.
A cadeia de suprimento interliga fornecedores instalações industrial centro de distribuição, varejista e clientes em diversas partes do mundo, com a finalidade de fornecer mercadoria e serviço desde a fonte ate o consumo final.
A mercadoria inicia com matéria prima em diversos pontos da cadeia à medida que se movimenta pela cadeia de suprimento são transformadas em produtos intermediários e produtos acabados que são enviados para os centros de distribuição e de onde e expedido para os varejista e clientes finais.
Os produtos devolvidos fluem na direção contraria do comprador para o vendedor.
3- Gerenciamento de cadeias de suprimentos e informações
A parte mais complexa de sistema de