Cadeia de suprimentos
FORNECEDOR INDÚSTRIA DISTRIBUIÇÃO CLIENTE
A cadeia de suprimentos é o conjunto de processos realizados para facilitar todas as operações de uma empresa. Os estágios desses processos acarretam impactos nos níveis de serviços ao cliente e nos custos totais de uma empresa, onde a informação é vital para o bom funcionamento da cadeia.
A empresa utiliza o sistema WMS que permite ter o controle de todas as etapas do processo, permitindo um planejamento mais rápido e eficiente, devido a velocidade das informações, resultando em estreito relacionamento com os clientes e fornecedores e fortalecendo a sua competitividade.
Objetivo - o objetivo é controlar o fluxo de materiais de acordo com as informações de todos os setores, desde o ponto de origem da matéria-prima até o ponto de consumo, visando a satisfação do cliente.
Vantagem - redução de custos, aumento da produtividade, entrega no prazo, qualidade e fidelização do cliente.
PLANEJAMENTO
Demanda - o planejamento da quantidade correta de matéria-prima é baseado na demanda/volume de vendas, de acordo com as necessidades dos clientes.
Estoque - O estoque total se resume à necessidade da produção trimestral e a reposição é feita baseado no estoque de segurança que corresponde à produção de um mês. Essa estratégia mantem um volume suficiente para dar segurança a demanda dos pedidos, além de reduzir o espaço físico, facilitando a movimentação dos materiais.
COMPRAS
Seleção de Fornecedores - o comprador faz uma breve avaliação dos fornecedores e fecha contrato com aquele que atender a todas as especificações quanto ao preço, qualidade, rapidez de entrega, responsabilidade social e principalmente prazo bom para pagamento, para que o financeiro administre melhor as contas.
Aquisição - quando o setor de vendas tem todas as informações dos pedidos referentes a quantidade, forma