Cadeia de suprimentos sincrônia
Compreende-se como cadeia de suprimentos sincrônica, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Exemplos: fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações.
A cadeia de suprimentos sincrônica é um subconjunto da cadeia de valor, a qual é focada em agregar valor a um serviço ou a um produto físico, enquanto a cadeia de suprimentos é preocupada principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos.
Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e consequentemente lucro.
Conforme Chopra e Meindi (2001), apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006),
“A informação é essencial para tomar boas decisões na cadeia de suprimentos porque ela proporciona o conhecimento do escopo global necessário para tomar boas decisões. A tecnologia da informação proporciona as ferramentas para reunir essas informações e analisá-las objetivando tomar as melhores decisões sobre a cadeia de suprimentos.”
2. Definição de Cadeia de Suprimentos Sincrônica.
Em cadeia de suprimentos convencionais, cada processo não está ligado a outro, gastando muito tempo e pouco rendimento nas atividades. A cadeia de suprimentos sincrônica sincroniza todos os processos de forma conjunta, visando compartilhamento de informação. O foco do gerenciamento da cadeia é atingir um lucro para toda a cadeia, interligando fornecedor com cliente.
Para a sincronização ás empresas buscam economias em escalas com maiores quantidades de lote, isso faz com que os pedidos sejam maiores, o cliente sempre comprara em maiores escalas por questões de custo.
Embarques pequenos são efetuados com mais frequência, e é necessário que atenda o cliente, quanto a tempo, pela filosofia de sincronização, antecipando as necessidades do cliente e