Trabalho Final - LOGÍSTICA LEAN
Engenharia de Produção
Guilherme Costa P. G. Lins
Belo Horizonte
Junho/2014
1. Apresentação do tema
O termo lean (traduzido em português como enxuto) vem sendo cada vez mais utilizado na gestão dos processos das grandes empresas. O objetivo deste artigo é discutir sobre Logística Enxuta, esta novidade que está dominando o mercado mundial, e suas possibilidades de aplicação.
Para entender a atualidade, precisamos voltar um pouco na história. No fim do século XIX e início do século XX, as idéias de Henry Ford e Frederick Taylor revolucionaram a indústria. Seus métodos giravam em torno de ganho de produtividade, quase sempre gerando ganhos de escala. Ou seja, produzir muito significava custos unitários cada vez menores. Porém, este paradigma foi mudando na segunda metade do século XX, sob grande influência dos japoneses. O estoque, que antes era motivo de orgulho para o gestor da fábrica, passou a significar custo. E o custo de manter estoque foi progressivamente entrando na conta das grandes empresas. Começavam a surgir os princípios da Logística Enxuta.
Logística Enxuta (Lean Logistics) é a aplicação dos princípios do Sistema Toyota de Produção no desenvolvimento e melhoria dos processos e operações de uma cadeia de suprimentos.
Em síntese, é a aplicação da abordagem enxuta nos quatros processos da logística: suprimentos, responsável pelo planejamento e operacionalização do suprimento, tratamento logístico dos produtos, gestão dos estoques e opcionalmente pela atividade de compras; interna, especializada no fluxo de matérias primas e de produtos acabados em fábricas, armazéns e centros de distribuição; distribuição, responsável pela administração dos materiais a partir da saída dos produtos da linha de produção até a entrega do produto ao cliente; e, reversa, área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo ou descarte.
A logística é a parte da cadeia de