Cadeia de suprimentos de um carro
730 dias
Cerca de dois anos são necessários para o “nascimento” de um carro, dos primeiros rascunhos até sua produção na linha de montagem. A equipe de Design, junto com a Engenharia de Produto e de Manufatura, recebe um “briefing”, que é o detalhamento de metas e perspectivas da montadora com o novo produto. Reunidos, os grupos começam a estudar as estratégias de desenvolvimento do veículo, levando em conta o tipo de uso, perfil do consumidor e faixa de preço estimada.
A linha de montagem de um carro pode ser dividida em três etapas principais: o corte das chapas de aço que formam o "esqueleto" do automóvel, a pintura da carcaça e o encaixe dos componentes elétricos e mecânicos.
Começando pela matéria-prima ou produtos base na produção do carro vem o aço que é utilizado em vários componentes do carro;por exemplo na lataria,em alguns acessórios e em acabamentos internos e externos. O minério de ferro tendo passado pelo processo de pelotização segue para a produção de carros como matéria-prima; daí passa pelo processo de coqueira e sintetização em que é adicionado outros materiais e o torna mais compacto. Na sequência, o minério de ferro é transformado em ferro gusa que recebe oxigênio e se transforma em aço líquido. Posteriormente, esse aço líquido segue para os moldes, se solidifica e por fim passa pelo processo de laminação, onde é alcançada a espessura e o formato desejado.
No momento em que os envolvidos no projeto chegam a um consenso, o modelo passa a ter 70% de viabilidade para entrar em produção. Ao mesmo tempo, em outro estúdio, são testadas as possibilidades de cores da carroçaria, texturas das peças e detalhes do acabamento, como tipo de revestimento dos assentos, tom dos carpetes, material de forração do teto, entre outros.
Protótipo de argila
Mais cálculos e rabiscos e as equipes de design e engenharia definem, em conjunto, os últimos critérios e especificações do produto que, nesta altura, está