Elementos históricos sobre frações
Há 3000 antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominadaestiradores de cordas.
As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.
Leitura de Frações:
Frações equivalentes: são frações que representam a mesma parte de um todo, como o próprio nome já diz, são equivalentes.
Simplificação de frações: Para simplificarmos uma fração, devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número inteiro. Observem comparando com os quadradinhos acima.
Tipos de fração:
- Fração própria: é aquela que o numerador é menor que o denominador.
- Fração imprópria: é aquela que o numerador é maior ou igual ao denominador.
Numa fração imprópria temos o seguinte:
Ao dividirmos 12 por 7, temos 1 inteiro, e sobram 5 sétimos.
Vejam que 7x1+5=12
M.M.C (Mínimo múltiplo comum)
Não há a necessidade de explicar o que é mmc, pois o próprio nome já diz que é o mínimo múltiplo comum. Mas o que isso significa? Vejamos:
Qual o mmc de 4 e 6? Ou seja, qual é o menor divisor de 4 e 6 simultaneamente?
Vejam que 12:3=4, assim como 12:2=6. Portanto, o mmc é 12.