Cadeia de suprimento
O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem por objetivo administrar o sistema de logística da empresa. O gerente deve satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com a concorrência, minimizar os custos financeiros e operacionais pelo uso de menos capital de giro, diminuindo desperdícios e evitando esperas e armazenamento inúteis.
Seu sucesso depende de foco no cliente, uso avançado de tecnologia, índice de desempenho e gerenciamento do fator humano.
No sistema just-in-time os componentes comprados são levados diretamente à linha de produção. Neste processo deve-se qualificar o fornecedor, avaliar o melhor meio de transporte e seu custo, horário de entrega e quais os tipos de matéria prima é melhor comprar por este sistema.
O recebimento e armazenagem da mercadoria combinam espaço físico, recursos de informática, equipamento de carga e descarga, pessoal qualificado.
1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento da cadeia de suprimentos revolucionou a forma de se comprar, bem como a produção e a distribuição de produtos e serviços. Devido à crescente tecnologia, a cadeia de suprimentos continuará revolucionando todos os setores da empresa, tornando capaz de reduzir o tempo de estocagem e aumentar a satisfação dos clientes.
Utiliza-se de engenharia simultânea e de processos, programação linear, simulação por computador, mas com princípios básicos fáceis de se entender. Um gerenciamento eficiente evita a utilização de capital de giro que poderia ser utilizado para outros fins.
Através de rastreamento bibliográfico transcorreremos sobre o tema abordado, tentando esclarecer as dúvidas pertinentes que possam surgir, bem como a importância do tema para nosso aprendizado.
2. O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
O Gerenciamento da cadeia de suprimentos significa administrar planejar e controlar diversos fatores a fim de produzir e distribuir produtos e serviços para a satisfação dos clientes.
O gerente da SC deve satisfazer o