Cadeia de Suprimento e Distribuição Física
O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem por objetivo administrar o sistema de logística da empresa. O gerente deve satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com a concorrência, minimizar os custos financeiros e operacionais pelo uso de menos capital de giro, diminuindo desperdícios...
Planejamento e Controle da Cadeia de Suprimentos, Estratégia de operações Gestão de operações de Suprimentos, Planejamento e controle, Melhoramento, Projeto.
O mercado exige... Produtos e serviços entregues de acordo com o tempo, a quali- dade e a quantidade especificados.
A operação fornece... A entrega coordenada de produtos e serviços da cadeia de suprimentos.
O que é gestão da cadeia de suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos é a gestão da interconexão das empresas que se relacionam entre si por meio de ligações a montante e a jusante entre os diferentes processos.
Objetivos da gestão da cadeia de suprimentos:
Foco na satisfação efetiva dos consumidores finais
Foco na gestão objetiva da cadeia
Percepção do consumidor final
Objetivos da cadeia de suprimentos:
Qualidade
Rapidez
Pontualidade
Flexibilidade
Custo
Atividades componentes da gestão da cadeia de suprimentos:
Gestão da cadeia de suprimentos: é um conceito desenvolvido com uma abrangência maior e com um enfoque holístico, que gerencia além das fronteiras da empresa.
Gestão de compras e suprimentos: designa a função que lida com a interface da unidade produtiva e seus mercados fornecedores.
Gestão da distribuição física: é um termo bem aceito na gestão da operação de fornecimento aos clientes imediatos.
Logística: é uma extensão da gestão da distribuição física e normalmente refere-se à gestão do fluxo de materiais e informações a partir de uma empresa até os clientes finais.
Gestão de materiais: refere-se à gestão do fluxo de materiais e informações através da cadeia de suprimentos imediata. Inclui as funções de