canais de distribuições
ANNA ZEWE
BRUNO BILL
CLEITON PORTES
EVERALDO SHAMBERG
JULIANA MACIEL
RAYSSA FANTIN
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
LAPA-2013
JUNHO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Conceituação:
Distribuição física do produto consiste nos processos operacionais de estocagem, transporte e controle que permitem transferir produtos desde o fabricante ate o consumidor final.
Canal de distribuição segundo Stern et al. (1996)
“consiste no conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para o uso ou consumo”
Podemos complementar que este produto ou serviço disponível para o uso ou consumo necessita abranger um lugar adequado, no tempo certo e no nível de serviço desejado, ou seja, o canal de distribuição abrange as organizações que participam da distribuição física de produtos ou serviços para consumidores finais.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Em função da estratégia competitiva adotada pelas empresas é escolhido um esquema de distribuição especifico as atividades logísticas relacionadas à distribuição física, são então definidas a partir da estrutura planejada para os canais de distribuição.
A logística de suprimentos tem uma grande importância econômica pela instalação de novas unidades industriais. Para o varejo, o que assume a importância mais imediata é o processo de Distribuição que é o segmento da logística que desloca os produtos acabados desde a manufatura ate o consumidor final.
Os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos do ponto de fabricação ate o ponto em que a mercadoria é entregue ao consumidor, chama-se distribuição física, que também este ponto final da distribuição pode ser na loja de varejo e/ou na casa do consumidor. O que formam o canal de distribuição é a ponte que vai da manufatura ao varejo.
Evolução das formas de distribuição
As grandes empresas de varejo poderiam fabricar seus próprios