Cabelo
O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.
2. Quais são os 2 tipos de pelos existentes? O Cabelo faz parte de qual deles e por que?
Existem 3 tipos de pelos que, em épocas diferentes, recobrem o corpo humano: lanugem, velus e o pelo terminal.
Lanugem: é o pelo que cobre o feto, e desaparece após o nascimento. É delgado e macio. É produzido pelos folículos fetais e se desprende no útero entre o sétimo e o oitavo mês de gestação ou logo após o nascimento. Ao nascer o bebê apresenta uma camada de gordura e resíduos de lanugem denominada vernix caseoso;
Velus: é o pelo que substitui a lanugem após o nascimento. É macio, fino ( 2cm), mais grosso (até 0,6 mm), pigmentado, visível e medulado. Encontrado nas axilas, regiões pubianas, pernas, sobrancelhas, cílios, barba, bigode e cabelos do couro cabeludo. Sendo assim o Cabelo é um pelo terminal pois é comprido, mais grosso, pigmentado, visível e medulado.
3. Qual a função dos fios de cabelo?
O cabelo é um órgão cujas funções são de proteger e regular, e tem uma importância vital para o bom funcionamento de nosso ser. É exclusivo dos mamíferos e sua forma tem características hereditárias e étnicas.
Também dependendo da raça, o cabelo pode predominar e ser mais evidente nos sítios andrógeno dependente em ambos os sexos. O cabelo possui cerca de 20 tipos de células com