cabelos
Dr. Cabral Barreto, Cirurgião Plástico
Rua Tomás Alcaide, 2 Alto Sta Catarina 2795-182 Linda-a-Velha
Telm.: 938 345 678 E-mail: olanbarreto netcabo.pt
2
RESTAURAÇÃO DO CABELO
A ARTE E A CIÊNCIA
Durante as últimas décadas observámos um grande desenvolvimento da arte e da ciência na restauração do cabelo, campo no qual cremos também ter contribuído com algumas técnicas inovadoras. Mas, embora tenhamos atingido um alto grau de perfeição, é de esperar que novas técnicas, ou melhoramentos doutras já existentes, continuem a surgir neste campo.
Este folheto pretende levar aos leigos nesta matéria informação sobre o estado da arte na recuperação do cabelo quando a calvície já se instalou ou está em progressão.
I – IMPACTO SOCIAL E ESTÉTICO DO CABELO
A calvície preocupa os homens e as mulheres desde que a vaidade passou a ser aceite como uma característica social e pode ter repercussões negativas sobre a sua personalidade e o seu bem-estar psicossocial.
Naturalmente que, ao emoldurar a cabeça, parte mais importante do corpo humano, o cabelo adquire um impacto social determinante. Assim, compreende-se que, quando se descreve alguém, se mencione primeiro a cor, o comprimento, o estilo de penteado, ou mesmo a não existência de cabelo, antes de continuar a referir as outras características importantes do indivíduo, como a altura e o peso.
O penteado reflecte muito da nossa condição social, da nossa profissão, da nossa cultura constituindo portanto um instrumento de expressão da personalidade da pessoa.
A escolha do tipo de penteado, coloração e comprimento revelam muito do íntimo, dos nossos desejos e sentimentos acerca de nós próprios.
Na nossa sociedade e em muitas outras, o cabelo adquiriu pois um simbolismo tão importante que a sua perda poderá ter efeitos muito perturbadores. E, apesar de na
«gíria» constar o contrário, os indivíduos calvos são normalmente vistos como prematuramente envelhecidos, mais fracos e terão mais