cabelos
O artigo inicia tratando do tema dos desejos das mulheres em alisar os cabelos e mostra umpassado no qual essas situações aconteciam em espaços mais privados e eram interpretados pelas mulheres negras praticamente como rituais. Para elas, esses momentos de intimidade serviam comofortalecimento de vínculos sociais.
A autora expõe o fato de que para as meninas negras a conquista do direito de participação, representava um ritual de passagem, ou seja, deixar de ser menina, parando deutilizar tranças e penteados no cabelo natural para começar a desenvolver a identidade de mulher. “Eu regozijei de alegria quando a minha mãe finalmente decretou que eu poderia me somar ao ritual desábado, não mais como observadora, mas esperando pacientemente a minha vez. Sobre esse ritual escrevi o seguinte: Para cada uma de nós, passar o pente quente é um ritual importante. Não é um símbolo donosso anseio em tornar-nos brancas. Não existem brancos no nosso mundo intimo. É um símbolo do nosso desejo de sermos mulheres.” Bell Hooks (2005)
No artigo fica explicito que o desejo das meninasnorte-americanas em fazer parte deste rito, que tinha como elemento central o alisamento dos cabelos, não estava intimamente ligado á alguma vontade de abrir mão de sua raça, significava muito mais apassagem para um estágio diferente de maturidade.
Problematizando o momento destinado ao cuidado com a imagem, a autora comenta que a necessidade da modificação do biótipo, denunciava que os...